quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Visita Técnica a Companhia Docas do Ceará

Alunos de Logística no Porto de Fortaleza

Os alunos do curso técnico de Logística da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, participaram de visita guiada ao Porto de Fortaleza na tarde do dia 5 de janeiro. “É uma satisfação contribuir para a formação de vocês, mostrando a dinâmica da movimentação de cargas aqui no Porto”, destacou o Engenheiro Raimundo José de Oliveira durante a recepção aos estudantes.


O grupo assistiu a uma palestra ministrada pelo Engenheiro Raimundo José, que é Coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador da Companhia Docas do Ceará (CDC), durante a qual foram explicadas curiosidades sobre como os navios flutuam, a que velocidade costumam navegar, a profundidade necessária, a estabilidade e a segurança – aspectos que direta ou indiretamente interferem na escolha do modal marítimo como item fundamental na matriz  logística de uma empresa.

“A navegação surgiu há muitos anos fruto da necessidade de troca de mercadorias”, destacou Raimundo José, traçando um paralelo com a importância da logística para o comércio e para o crescimento da economia. “No modal aquaviário há vantagens econômicas, já que é possível movimentar grandes volumes de uma só vez para outro país ou mesmo em nível estadual, através da navegação de cabotagem, em substituição às rodovias. O custo da rodovia é elevado, tem o pedágio, as condições das estradas não ajudam e tem também a questão ambiental. Além disso tudo, transportar pelo mar é mais seguro e o navio tem grande vida útil”, complementou. 
Após o debate sobre logística, os alunos seguiram para visita às instalações do Porto de Fortaleza, em ônibus fretado pela escola. Os alunos visualizaram a operação de um navio de contêiner, a obra da troca de pavimentação do cais comercial, bem como avistaram o píer petroleiro, que estava operando com dois navios simultaneamente, e conferiram o local onde será construído o Novo Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza, na Praia Mansa. 

Redação: Jornalista Nathalia de Sá – CE 01581 JP (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!