COMO ELABORAR UM RESUMO
RESUMO é:
- um texto
- um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, o resumo é uma paráfrase e pode-se dizer que dele não devem fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece. (Medeiros, 2000)
- a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas)
- uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor do texto.
Sendo o RESUMO um texto, ele deve ser : UNO, COERENTE, COESO
UNIDADE: Interligação entre suas partes, que deverão convergir para um direcionamento único
COERÊNCIA: As idéias apresentadas devem ser coerentes e não contraditórias.
COESÃO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto
O RESUMO deve considerar o contexto, transmitindo uma informação de forma clara e eficaz. Seu autor objetiva alcançar o entendimento e a compreensão do leitor.
O RESUMO se relaciona com outros textos (hipertextos): existe um texto anterior que dá origem ao RESUMO. Esse texto será apresentado como uma paráfrase, propondo uma problematização.
O que deve conter o RESUMO ?
O RESUMO deve responder a duas perguntas:
O que o autor pretende demonstrar? / De que trata o texto ?
Portanto, devem constar do RESUMO:
• O assunto do texto / • O objetivo do texto / • A articulação das idéias / • As conclusões do autor do texto objeto do resumo
O que deve informar o RESUMO ?
Tratando-se do resumo de uma pesquisa iniciada, em andamento ou concluída, ele deve informar:
• A natureza da pesquisa realizada
• Os resultados parciais ou finais
• As conclusões ou novos direcionamentos.
Enfim, para que serve um RESUMO?
O RESUMO tem por OBJETIVO :
• partilhar um saber – uma referência
• fornecer informação
• apresentar provas ou evidências
• explicitar seus objetivos
• explicitar sua metodologia
• apontar para uma conclusão
VEJA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR A LEITURA DE UM LIVRO:
• Antes de ler, pergunte-se mentalmente o que sabe sobre o assunto.
• Faça uma primeira leitura rápida da obra/texto, procurando captar o plano do livro/texto.
• Após a primeira leitura, informe-se sobre o autor.
• Releia reflexivamente o primeiro capítulo.
• Durante a segunda leitura, resolva as dúvidas que surgirem e prepare fichas com transcrições dos trechos mais importantes. Anote também seu esquema do capítulo e observações pessoais sobre o que leu.
• Faça um resumo do que leu.
• Proceda da mesma forma sobre os outros capítulos.
• Relacione os capítulos entre si.
• Ao terminar de reler a obra, reveja suas fichas de anotações.
• Discorra oralmente sobre a obra, usando suas próprias palavras (se preferir faça uma gravação).
ESTUDANDO O TEXTO
1. PARA ENCONTRAR A IDÉIA PRINCIPAL NA UNIDADE DE LEITURA:
• Estabeleça um objetivo de leitura, pois fazendo isso você encontrará com mais facilidade informações no texto. Encontrar a idéia principal, por exemplo, é um objetivo, ler para resumir é outro.
• Delimite as unidades de leitura do texto, segundo o sentido completo dos pensamentos expressos pelo autor.
• Analise a unidade de leitura, encontre a idéia principal e formule-a em uma frase/ resumo.
2. PARA SUBLINHAR O TEXTO:
• Não sublinhe na primeira leitura. Antes de começar a sublinhar é preciso ter um contato inicial com o texto e submetê-lo a um questionamento.
• Sublinhe durante a leitura reflexiva, mas apenas o que é realmente importante para o estudo do texto. Considere o objetivo de leitura quando sublinhar.
3. PARA ESQUEMATIZAR O TEXTO:
• Faça uma distribuição gráfica do assunto, mediante divisões e subdivisões que representem a sua subordinação hierárquica.
• Construa o esquema por meio de chaves de separação ou por listagem com diferenciação de espaço e/ou classificação numérica para as divisões e subdivisões dos elementos.
• Mantenha no esquema fidelidade ao texto original.
• Ordene a estrutura do esquema de forma lógica e facilmente compreensível.
4. PARA RESUMIR O TEXTO:
• Não comece a resumir antes de levantar o esquema do texto ou de preparar as anotações de leitura.
• Redija o resumo em frases breves, diretas e objetivas, mas lembre-se de que um resumo deve ser feito com as idéias do autor, mas com suas palavras.
• Acrescente ao resumo as necessárias referências bibliográficas.
• Acrescente, sempre que considerar necessário, suas observações pessoais ao resumo.
5. PARA A ANÁLISE TEXTUAL
• Estabeleça a unidade de leitura (um parágrafo, um item de um capítulo, um capítulo etc.).
• Leia rapidamente o texto completo da unidade de leitura, assinalando à margem as palavras desconhecidas e pontos que requerem melhor esclarecimento.
• Esclareça o sentido das palavras desconhecidas e as eventuais dúvidas que tenham surgido no texto.
• Faça um esquema do texto estudado
6. PARA ANÁLISE TEMÁTICA
• Releia de modo reflexivo o texto da unidade de leitura, com o propósito de apreender o conteúdo.
• Procure no texto completo as respostas para perguntas do tipo:
a. De que trata o texto?
b. O que mantém sua unidade global?
• Examine cada elemento do texto e compare-o com os ossos de um vertebrado: se faz parte do “esqueleto” do texto, é um elemento essencial, caso contrário, é um elemento secundário ou complementar.
• Só dê por terminada a análise temática quando estabelecer com segurança o esquema definitivo do texto
7. ANÁLISE INTERPRETATIVA
• Não se deixe tomar pela subjetividade.
• Relacione as idéias do autor com o contexto filosófico e científico de sua época e de nossos dias. No caso de textos científicos, isso pode ajudar a compreender aspectos do texto, conceitos.
• Faça a leitura das “entrelinhas” a fim de inferir o que não está explícito no texto.
• Adote uma posição crítica, a mais objetiva possível, com relação ao texto. Esta posição tem de estar fundamentada em argumentos válidos, lógicos e convincentes.
• Faça um resumo do que estudou.
• Discuta o resultado obtido no estudo.
CONSTRUINDO UM ESTILO DE REDAÇÃO
E REDIGINDO
Agora que você já aprendeu técnicas de leitura e análise textual será muito fácil redigir um texto, não é? A resposta é não! Escrever não é fácil e você tem todo direito de sentir dificuldade nesta etapa, porém é preciso que você alie sua determinação e força de vontade à prática da escrita. Saiba que isso só depende de você, e o mais importante é se esforçar para escrever com suas próprias idéias e estar bem informado sobre o tema que será discutido. Abaixo, veremos algumas dicas para se construir um estilo de escrita e redigir um texto.
• Exponha as idéias com clareza e objetividade.
• Utilize linguagem direta.
• Redija com simplicidade, sem resvalar para o supérfluo e sem descambar para o excessivamente coloquial. Enfoque a matéria e particularize os pontos necessários para a comunicação sem recorrer a um estilo prolixo.
• Use vocabulário técnico somente para o estritamente necessário. Seja rigoroso e preciso no seu uso, a fim de evitar que seu texto seja hermético.
• Evite escrever períodos muito longos. Prefira frases curtas.
• Use a terceira pessoa do singular. Evite referências pessoais como “minha tese”, “neste meu estudo”. É mais correto e elegante utilizar expressões como “a presente tese”, “no presente estudo”. É também desaconselhável usar a primeira pessoa do plural para indicar impessoalidade. Por exemplo: “nossa tese”, “neste nosso estudo”.
• Ao redigir, observe as regras gramaticais (ortografia, concordância e pontuação podem modificar o sentido de sua mensagem).
• Procure escrever como se tivesse se dirigindo diretamente a alguém definido. Isso ajuda a desenvolver a linha de raciocínio e de argumentação para alcançar um objetivo estabelecido.
• Esteja atento ao significado dos termos utilizados no trabalho.
• Evite usar modismos, gírias e banalidades vocabulares.
• Corrija e/ou reescreva o texto quantas vezes forem necessárias para obter maior objetividade, precisão e clareza em sua mensagem.
• Procure escrever seguindo uma ordem de raciocínio: introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Na introdução procure descrever o contexto do tema. No desenvolvimento, é construído o miolo do tema, é onde você vai “vender o peixe” e na conclusão se dá o fechamento do tema.
Caro aluno, agora só depende de você. Procure seguir as dicas apresentadas nesta aula, não esquecendo que a leitura é um fator determinante para uma boa escrita.
FICHAMENTO
Você sabe o que é um fichamento? No decorrer de seus estudos você já precisou elaborar esse tipo de trabalho científico? Se a sua reposta é sim, reveja alguns aspectos desse tipo de anotação, se a sua resposta é não, aprenda o que é e como se faz um fichamento.
Fichamento é um trabalho de anotação individual e investigação onde o aluno registra e sistematiza suas leituras. Dessa forma, ele possuirá um material de consulta que poderá ser utilizado no decorrer de sua vida acadêmica e profissional. Para tanto, é preciso usar fichas que possibilitem a ordenação do assunto e o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais, além de ser uma forma de estudar e revisar os textos de sua vida acadêmica.
Existem 3 tipos de fichamento:
1. Tipo citação: Transcrição de trechos do texto.
2. Tipo resumo: Síntese da idéias principais do autor
3. Tipo comentário: Texto descritivo com comentários do leitor.
Segundo Lakatos e Marconi (2000), a ficha “é um instrumento de trabalho imprescindível e permite identificar a obra, conhecer seu conteúdo, fazer citações, analisar o material e elaborar críticas.” Esse tipo de anotação compreende três itens principais: cabeçalho, corpo do texto, referência bibliográfica.
Observe o modelo de um fichamento tipo comentário:
- Metodologia da Pesquisa em TurismoElaboração de relatório científico –Tópico 1( item 1)Ficha 1RIBEIRO, Cassandra; GUEDES, Jane; RODRIGUES, Luciana. Metodologia da Pesquisa em Turismo. CEFET-CE - Universidade Aberta do Brasil, Fortaleza: CEFET-CE, 2008O item 1 do tópico 1 trata da elaboração de relatórios no meio acadêmico. As autoras explicam passo a passo os procedimentos necessários para a produção de um relatório científico, desde o resumo às referências bibliográficas. Ao final do tópico, temos um modelo de relatório. Esta explicação auxilia o aluno em sua produção, pois lhe dá um embasamento concreto de uma produção científica.
TEXTOS EXTRAÍDOS DE:
Silva, Cassandra Ribeiro de Oliveira e. Metodologia do trabalho científico. Fortaleza: UAB/IFCE, 2009. 58p.