Material de Estudo


COMO ELABORAR UM RESUMO


RESUMO é:
  • um texto
  • um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, o resumo é uma paráfrase e pode-se dizer que dele não devem fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece. (Medeiros, 2000)
  • a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas)
  • uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor do texto.
Sendo o RESUMO um texto, ele deve ser : UNO, COERENTE, COESO
UNIDADE: Interligação entre suas partes, que deverão convergir para um direcionamento único
COERÊNCIA: As idéias apresentadas devem ser coerentes e não contraditórias.
COESÃO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto
O RESUMO deve considerar o contexto, transmitindo uma informação de forma clara e eficaz. Seu autor objetiva alcançar o entendimento e a compreensão do leitor.
O RESUMO se relaciona com outros textos (hipertextos): existe um texto anterior que dá origem ao RESUMO. Esse texto será apresentado como uma paráfrase, propondo uma problematização.

O que deve conter o RESUMO ?
O RESUMO deve responder a duas perguntas:
O que o autor pretende demonstrar? / De que trata o texto ?
Portanto, devem constar do RESUMO:
O assunto do texto / • O objetivo do texto / • A articulação das idéias / • As conclusões do autor do texto objeto do resumo
O que deve informar o RESUMO ?
Tratando-se do resumo de uma pesquisa iniciada, em andamento ou concluída, ele deve informar:
A natureza da pesquisa realizada
Os resultados parciais ou finais
As conclusões ou novos direcionamentos.
Enfim, para que serve um RESUMO?
O RESUMO tem por OBJETIVO :
partilhar um saber – uma referência
fornecer informação
apresentar provas ou evidências
explicitar seus objetivos
explicitar sua metodologia
apontar para uma conclusão

VEJA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR A LEITURA DE UM LIVRO:
Antes de ler, pergunte-se mentalmente o que sabe sobre o assunto.
Faça uma primeira leitura rápida da obra/texto, procurando captar o plano do livro/texto.
Após a primeira leitura, informe-se sobre o autor.
Releia reflexivamente o primeiro capítulo.
Durante a segunda leitura, resolva as dúvidas que surgirem e prepare fichas com transcrições dos trechos mais importantes. Anote também seu esquema do capítulo e observações pessoais sobre o que leu.
Faça um resumo do que leu.
Proceda da mesma forma sobre os outros capítulos.
Relacione os capítulos entre si.
Ao terminar de reler a obra, reveja suas fichas de anotações.
Discorra oralmente sobre a obra, usando suas próprias palavras (se preferir faça uma gravação).
ESTUDANDO O TEXTO
1. PARA ENCONTRAR A IDÉIA PRINCIPAL NA UNIDADE DE LEITURA:
Estabeleça um objetivo de leitura, pois fazendo isso você encontrará com mais facilidade informações no texto. Encontrar a idéia principal, por exemplo, é um objetivo, ler para resumir é outro.
Delimite as unidades de leitura do texto, segundo o sentido completo dos pen­samentos expressos pelo autor.
Analise a unidade de leitura, encontre a idéia principal e formule-a em uma frase/ resumo.

2. PARA SUBLINHAR O TEXTO:
Não sublinhe na primeira leitura. Antes de começar a sublinhar é preciso ter um contato inicial com o texto e submetê-lo a um questionamento.
Sublinhe durante a leitura reflexiva, mas apenas o que é realmente importan­te para o estudo do texto. Considere o objetivo de leitura quando sublinhar.
3. PARA ESQUEMATIZAR O TEXTO:
Faça uma distribuição gráfica do assunto, mediante divisões e subdivisões que representem a sua subordinação hierárquica.
Construa o esquema por meio de chaves de separação ou por listagem com diferenciação de espaço e/ou classificação numérica para as divisões e subdivisões dos elementos.
Mantenha no esquema fidelidade ao texto original.
Ordene a estrutura do esquema de forma lógica e facilmente compreensível.
4. PARA RESUMIR O TEXTO:
Não comece a resumir antes de levantar o esquema do texto ou de preparar as anotações de leitura.
Redija o resumo em frases breves, diretas e objetivas, mas lembre-se de que um resumo deve ser feito com as idéias do autor, mas com suas palavras.
Acrescente ao resumo as necessárias referências bibliográficas.
Acrescente, sempre que considerar necessário, suas observações pessoais ao resumo.
5. PARA A ANÁLISE TEXTUAL
Estabeleça a unidade de leitura (um parágrafo, um item de um capítulo, um capítulo etc.).
Leia rapidamente o texto completo da unidade de leitura, assinalando à margem as palavras desconhecidas e pontos que requerem melhor esclarecimento.
Esclareça o sentido das palavras desconhecidas e as eventuais dúvidas que te­nham surgido no texto.
Faça um esquema do texto estudado

6. PARA ANÁLISE TEMÁTICA
Releia de modo reflexivo o texto da unidade de leitura, com o propósito de apreender o conteúdo.
Procure no texto completo as respostas para perguntas do tipo:
a. De que trata o texto?
b. O que mantém sua unidade global?
Examine cada elemento do texto e compare-o com os ossos de um vertebrado: se faz parte do “esqueleto” do texto, é um elemento essencial, caso contrário, é um elemento secundário ou complementar.
Só dê por terminada a análise temática quando estabelecer com segurança o esquema definitivo do texto
7. ANÁLISE INTERPRETATIVA
Não se deixe tomar pela subjetividade.
Relacione as idéias do autor com o contexto filosófico e científico de sua época e de nossos dias. No caso de textos científicos, isso pode ajudar a compreender aspectos do texto, conceitos.
Faça a leitura das “entrelinhas” a fim de inferir o que não está explícito no texto.
Adote uma posição crítica, a mais objetiva possível, com relação ao texto. Esta posição tem de estar fundamentada em argumentos válidos, lógicos e convincentes.
Faça um resumo do que estudou.
Discuta o resultado obtido no estudo.


CONSTRUINDO UM ESTILO DE REDAÇÃO 

E REDIGINDO

Agora que você já aprendeu técnicas de leitura e análise textual será muito fácil redigir um texto, não é? A resposta é não! Escrever não é fácil e você tem todo direito de sentir dificuldade nesta etapa, porém é preciso que você alie sua determinação e força de vontade à prática da escrita. Saiba que isso só depende de você, e o mais importante é se esforçar para escrever com suas próprias idéias e estar bem informado sobre o tema que será discutido. Abaixo, veremos algumas dicas para se construir um estilo de escrita e redigir um texto.
Exponha as idéias com clareza e objetividade.
Utilize linguagem direta.
Redija com simplicidade, sem resvalar para o supérfluo e sem descambar para o excessivamente coloquial. Enfoque a matéria e particularize os pontos necessários para a comunicação sem recorrer a um estilo prolixo.
Use vocabulário técnico somente para o estritamente necessário. Seja rigoroso e preciso no seu uso, a fim de evitar que seu texto seja hermético.
Evite escrever períodos muito longos. Prefira frases curtas.
Use a terceira pessoa do singular. Evite referências pessoais como “minha tese”, “neste meu estudo”. É mais correto e elegante utilizar expressões como “a presente tese”, “no presente estudo”. É também desaconselhável usar a primeira pessoa do plural para indicar impessoalidade. Por exemplo: “nossa tese”, “neste nosso estudo”.
Ao redigir, observe as regras gramaticais (ortografia, concordância e pontuação podem modificar o sentido de sua mensagem).
Procure escrever como se tivesse se dirigindo diretamente a alguém definido. Isso ajuda a desenvolver a linha de raciocínio e de argumentação para alcançar um objetivo estabelecido.
Esteja atento ao significado dos termos utilizados no trabalho.
Evite usar modismos, gírias e banalidades vocabulares.
Corrija e/ou reescreva o texto quantas vezes forem necessárias para obter maior objetividade, precisão e clareza em sua mensagem.
Procure escrever seguindo uma ordem de raciocínio: introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Na introdução procure descrever o contexto do tema. No desenvolvimento, é construído o miolo do tema, é onde você vai “vender o peixe” e na conclusão se dá o fechamento do tema.
Caro aluno, agora só depende de você. Procure seguir as dicas apresentadas nesta aula, não esquecendo que a leitura é um fator determinante para uma boa escrita.
FICHAMENTO

Você sabe o que é um fichamento? No decorrer de seus estudos você já precisou elaborar esse tipo de trabalho científico? Se a sua reposta é sim, reveja alguns aspectos desse tipo de anotação, se a sua resposta é não, aprenda o que é e como se faz um fichamento.
Fichamento é um trabalho de anotação individual e investigação onde o aluno registra e sistematiza suas leitu­ras. Dessa forma, ele possuirá um material de consulta que poderá ser utilizado no decorrer de sua vida acadêmica e profissional. Para tanto, é preciso usar fichas que possibi­litem a ordenação do assunto e o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais, além de ser uma forma de estudar e revisar os textos de sua vida acadêmica.
Existem 3 tipos de fichamento:
1. Tipo citação: Transcrição de trechos do texto.
2. Tipo resumo: Síntese da idéias principais do autor
3. Tipo comentário: Texto descritivo com comentários do leitor.
Segundo Lakatos e Marconi (2000), a ficha “é um instrumento de trabalho im­prescindível e permite identificar a obra, conhecer seu conteúdo, fazer citações, analisar o material e elaborar críticas.” Esse tipo de anotação compreende três itens principais: cabeçalho, corpo do texto, referência bibliográfica.

Observe o modelo de um fichamento tipo comentário:

Metodologia da Pesquisa em Turismo
Elaboração de relatório científico –Tópico 1( item 1)
Ficha 1
RIBEIRO, Cassandra; GUEDES, Jane; RODRIGUES, Luciana. Metodologia da Pesquisa em Turismo. CEFET-CE - Universidade Aberta do Brasil, Fortaleza: CEFET-CE, 2008
O item 1 do tópico 1 trata da elaboração de relatórios no meio acadêmico. As autoras explicam passo a passo os procedimentos necessários para a produção de um relatório científico, desde o resumo às referências bibliográfi­cas. Ao final do tópico, temos um modelo de relatório. Esta explicação auxilia o aluno em sua produção, pois lhe dá um embasamento concreto de uma produção científica.

TEXTOS EXTRAÍDOS DE:

Silva, Cassandra Ribeiro de Oliveira e. Metodologia do trabalho científico. Fortaleza: UAB/IFCE, 2009. 58p.