Cursos

ELETROMECÂNICA


            O Técnico em Eletromecânica é um profissional de nível médio de categoria especializada, capaz de atuar nos diversos segmentos do setor produtivo, principalmente o de caráter industrial. A habilitação técnica nesta área visa atender e sustentar tecnicamente o desenvolvimento dos diversos segmentos da nossa sociedade.
            Executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de manutenção e reparo de equipamentos eletro-mecânicos, instalações e arquivos técnicos específicos, bem como conduzir e treinar as respectivas equipes.
        Prestar assistência técnica e assessoria no estudo de viabilidade e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas, ou nos trabalhos de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e consultoria, exercendo dentre outros, as seguintes atividades:
Competências profissionais gerais do técnico da área

- Coleta de dados de natureza técnica;
- Desenho de detalhes e da representação gráfica de cálculos;
- Elaboração de orçamento de materiais e equipamentos, instalações e mão-de-obra;
- Detalhamento de programas de trabalho, observando normas técnicas e de segurança;
- Correlacionar sistemas de gestão da produção;
- Execução de ensaios de rotina, registrando observações relativas ao controle de qualidade de materiais e equipamentos eletro-mecânicos;
- Regulagem de máquinas, aparelhos e instrumentos de controle de fluidos;
- Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos eletro-mecânicos, assessorando, padronizando, mensurando e orçando;
- Responsabilizar-se pela elaboração, execução e inspeção de projetos de instalações industriais eletromecânicas;
Elaborar, executar e inspecionar instalações industriais de bombeamento de fluidos;
- Projetar e confeccionar pequenas máquinas;
- Ministrar disciplinas técnicas de sua especialidade, constantes dos currículos do ensino de 1o e 2o graus, desde que possua formação específica, incluída a pedagógica, para o exercício nesses dois níveis de ensino;
Trabalhar como micro-empresário na área de sua habilitação;

Atuação

- Concessionárias de energia elétrica, de água e Indústrias Petroquímicas;
- Indústria de equipamentos eletro-mecânicos;
- Supervisionar operações de manutenção;
- Supervisionar e controlar a produção de produtos elétricos;
- Supervisionar a manutenção de equipamentos que envolvam dispositivos de comandos automáticos, mecânicos, elétricos, pneumáticos e hidráulicos;
- Projetar dispositivos de comandos automáticos;
- Dimensionar conjuntos elevatórios de fluidos;
- Dimensionar elementos de máquinas;

LOGÍSTICA 



Logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matéria-prima, estoques de processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender (e muito bem) aos requisitos do cliente.

A logística está presente em todos os segmentos das empresas e pode dividir-se em dois tipos de atividades: as principais – compostas por transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos – e as secundárias – que incluem armazenagem, manuseio de materiais, embalagens, suprimentos, planejamento e sistemas de informação.

Estudos de caso, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, isitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório de atividades do curso.
O Técnico em Logística atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística e das funções correspondentes, desde o relacionamento com os fornecedores, passando pelos processos de logística de entrada, operações, saída, pós-venda e reversa, com visão de gestão integrada do processo, de modo a otimizar custos e nível de serviço.


Competências profissionais gerais do técnico da área

- Propor e analisar soluções empresariais, identificando oportunidades para criar novas estruturas de trabalho ou empreendimentos, gerando valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio e a sociedade.
- Operacionalizar processos de aquisição e administração de materiais e dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade desses insumos.
- Planejar, acompanhar e controlar a produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, de modo a atender às necessidades da demanda e aos padrões de qualidade, observando aspectos de eficiência.
- Gerir e/ou operacionalizar processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques, sua localização e planejamento de transporte, de modo a atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação possível do nível de serviço e de custos.
- Gerir e/ou operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete e de negociação, para otimizar custos de transporte e nível de serviço ao cliente, tendo em vista a competitividade do negócio.
- Planejar e executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias desses segmentos, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições.
- Gerir a logística reversa da pós-venda e/ou pós-consumo, considerando aspectos de gestão logística, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.





QUÍMICA


A Química é um ramo das ciências da natureza que compreende processos físico-químicos nos quais as substâncias puras e os compostos são transformados em produtos. Engloba, também, atividades ligadas à biotecnologia, a laboratórios farmacêuticos, a centros de pesquisa, a laboratórios independentes de análise química e a comercialização de produtos químicos.

O técnico em Química pode atuar em indústrias nas áreas de petroquímica, refino do petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, cosméticos, têxtil, pigmentos e tintas, vernizes, plásticos, PVC e borrachas, fibras, fertilizantes, cimento, reagentes, matéria prima para a indústria química de base, polímeros e compósitos, bem como em laboratórios de pesquisa e controle químico.
Também poderá desempenhar funções que visam a melhoria da qualidade do meio ambiente e exercer responsabilidade técnica por empresas prestadoras de serviço na área da Química.

Competências profissionais do técnico da área

• Operar, monitorar e controlar processos industriais químicos e sistemas de utilidades.
• Controlar a qualidade de matérias primas, reagentes, produtos intermediários e finais e utilidades.
• Otimizar o processo produtivo, utilizando as bases conceituais dos processos químicos.
• Manusear adequadamente matérias primas, reagentes e produtos.
• Organizar e controlar a estocagem e a movimentação de matérias primas, reagentes e produtos.
• Utilizar ferramentas da análise de riscos de processo, de acordo com os princípios de segurança.
• Coordenar programas e procedimentos de segurança e de análise de riscos de processos industriais e laboratoriais, aplicando princípios de higiene industrial, controle ambiental e destinação final de produtos.
• Coordenar e controlar a qualidade em laboratório e preparar análises, utilizando metodologias apropriadas. - Utilizar técnicas micro biológicas de cultivo de bactérias e leveduras.
• Utilizar técnicas bioquímicas na purificação de substâncias em produção massiva.
• Utilizar técnicas de manipulação asséptica de culturas de células animais e vegetais.



BIOTECNOLOGIA



A biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
A biotecnologia abrange deferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (como biologia molecular, microbiologia, etc.), a ciência aplicada (como técnicas imunológicas, químicas e biológicas) com tecnologias diversas (como informática, robótica e controle de processos).

Técnico em Biotecnologia é o profissional que auxilia e executa atividades laboratoriais e industriais, nelas incluído o controle de qualidade, relacionadas à biotecnologia animal e vegetal. Atua na produção de imunobiológicos: vacinas, diluentes e kits de diagnóstico.

                                         Competências profissionais do técnico da área
O Técnico em Biotecnologia apresenta competências e habilidades para atuar em indústrias químicas, de alimentos, de cosméticos, de bebidas, farmacêuticas e agroindústria; laboratórios de diagnósticos clínicos veterinários e humanos, de perícia criminal, de identificação de paternidade e de controle de qualidade; hospitais e centros de pesquisa; empresas de serviços; venda de material clínico e hospitalar; escritórios de advocacia em patentes biotecnológicas; consultorias e incubadoras de empresas.