quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sisu oferecerá 2.080 vagas no Ceará

As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada serão abertas segunda-feira

Image-0-Artigo-1623611-1
O estudante, ao realizar sua inscrição pela internet, poderá concorrer a até duas opções de vagas e, enquanto o prazo estiver aberto, alterar os cursos escolhidos
As inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas na próxima segunda-feira (2). Vão poder participar os candidatos que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e obtido nota acima de zero na redação. Em todo o Estado, serão ofertadas 2.080 vagas.
As inscrições, que acontecem até a próxima quarta (4), são gratuitas e podem ser feitas somente através da internet, no site http://sisu.Mec.Gov.Br/. O cronograma do sistema foi publicado na edição, de ontem, do Diário Oficial da União. O resultado da primeira chamada será divulgado somente no dia 6 de junho e o da segunda chamada, no dia 24.
O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar as opções de curso. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
Instituições
No Ceará, três instituições de ensino vão ofertar vagas para essa etapa do Sisu. São elas: Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Para 2014.2, o IFCE terá, ao todo, 1.640 vagas a serem preenchidas. Elas estarão distribuídas em 31 cursos de graduação, envolvendo 16 campi da instituição nesse processo. Desses, 440 serão em Fortaleza. Entre os cursos estão Artes Visuais, Engenharia Civil, Estradas, Física, Gestão Ambiental, Hotelaria, Matemática, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos, Saneamento Ambiental e Telemática.
A Universidade Federal do Cariri vai receber 250 novos estudantes após o Sisu. No campus de Icó, serão 50 vagas para o curso de história. Já em Brejo Santo, e licenciatura em Ciências Naturais terá 200 alunos.
As 190 vagas da Unilab estão divididas em seis cursos, todos no Campus da liberdade, localizado no município de Redenção. Os cursos são de Administração Pública, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Energias, Humanidades e Letras, que será de licenciatura.
Para saber a oferta de vagas de cidades ou instituições de todo Brasil, os candidatos podem entrar no site http://sisu.mec.gov.br/cursos. Na página, basta colocar o nome do município ou da faculdade e, em seguida, serão informados os cursos e também o número de vagas de cada campus.
Concorrência
Durante a realização da inscrição, o candidato deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Já que os estudantes poderão concorrer às vagas reservadas pela Lei das Cotas, que entrou em vigor em 2012.
A lei determina que 50% das vagas dessas instituições sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Destes, metade será para alunos com renda familiar de até 1,5 salários mínimos. Existem ainda vagas para alunos que se declararem indígenas, pardos ou negros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!