segunda-feira, 9 de junho de 2014

Candidatos a bolsas podem se inscrever a partir de 9 de junho


ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação abrirá, de 9 a 11 de junho próximo, as inscrições, em uma única etapa, para a edição deste segundo semestre. O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano consta de portaria publicada nesta sexta-feira, 30. O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, assim como o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni recebe inscrições de egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola. O programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles podem fazer a inscrição em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
As inscrições serão feitas na página do ProUni na internet. A Portaria Normativa do MEC nº 13/2014 e o Edital nº 20/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que regulamentam o processo seletivo do programa para o segundo semestre, foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30.
Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação superior, bolsas, ProUni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!