segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ATIVIDADE DE GEOFRAFIA PARA RECUPERAÇÃO/ 3º ANO


TRABALHO DE RECUPERAÇÃO EM GEOGRAFIA

ALUNO:_________________________________________ ____ SÉRIE: 3ª TURMA: _______

*Todas as questões têm como base o artigo de Francisco Carlos Baqueiro Vidal;
*Esta folha de questões deve ser grampeada na frente do trabalho sendo necessário somente as respostas dos itens;
*As questões devem ser respondidas de caneta azul ou preta, em folha de papel almaço;
*A entrega do trabalho deve ser feita, preferencialmente, dia da aula agendada pela coordenação ou conforme prazo estipulado pelo mesmo órgão administrativo.

  1. O autor desse artigo resume as principais ideias de Celso Furtado no que se refere à problemática do semiárido nordestino. Baseando-se na obra de Celso Furtado, como o autor resume a dinâmica econômica da região?
  2. No início do artigo, o autor explicita o objetivo principal da discussão levantada sobre a problemática do semiárido nordestino. Indique-a.
  3. Para Furtado, como se dar a relação entre a economia da região semiárida e o fenômeno das secas?
  4. De acordo com o artigo, como se dão as políticas de curto, médio e longo prazo promovidas pelo Estado e que tem contribuído para a manutenção de um inchaço demográfico na região?
  5. De acordo com as ideias de Celso Furtado, quais os dois pilares da dominação global presentes na conjuntura econômica do Nordeste semiárido?
  6. Nos anos 1970, a intervenção estatal na faixa semiárida ganhou vulto, por meio de diversos mecanismos. Cite os principais projetos e programas e suas respectivas intenções para a reorganização produtiva do semiárido nordestino.
  7. De acordo com o autor, Celso Furtado alerta para as consequências decorrentes da implantação desses projetos e programas (da questão anterior). Indique-as.
  8. Em que consistia o Polo nordeste e o Projeto Sertanejo? Em que pontos esses programas foram bem-sucedidos e em que aspectos foram falhos?
  9. Durante a década de 1990 surge a ideia de um nordeste assentado na fruticultura irrigada como alavanca para o desenvolvimento econômico regional. Contudo, o autor retrata inúmeras divergências quanto ao uso do solo da região para este fim. Descreva as principais ideias a respeito da possibilidade de irrigação das terras semiáridas levantadas no artigo.
  10. De acordo com o autor, a irrigação apesar de efeitos espaciais limitados, pode ter impactos de maior monta. Em que aspectos ela pode favorecer o desenvolvimento econômico e os ganhos sociais na região?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!