quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SPAECE em Ação

          


          No último dia 19 de setembro de 2011 a Escola E.E.E.P Eusébio de Queiroz promoveu uma Oficina coordenada pelo Professor Franklin para discutir a dinâmica do SPACE esclarecendo dúvidas e orientando os professores para esta avaliação tão importante em nosso estado.
        




          Sabemos que a avaliação é parte fundamental dos processos de ensino e de aprendizagem. Seus resultados oferecem subsídios capazes de direcionar a prática pedagógica, reestruturar projetos e definir políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades educacionais e a qualidade do ensino ofertado. Sabemos, também, que a avaliação em larga escala apresenta características diferentes daquelas avaliações que se realizam com grupos reduzidos de estudantes, no cotidiano das escolas. 
        Por sua vez o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.



       O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.


        O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!