sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cultura de Paz

Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnias, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
 O dia 21 de junho foi marcado por atividades do Projeto Cultura de Paz na EEEP Eusébio de Queiroz, alunos do 1º ano A, declamaram uma poesia, seguido de uma esquete teatral com os alunos do 1º ano B, os alunos do 2º ano D apresentaram um lindo vídeo, a galera do 1º ano C expôs um painel bem original com a temática: Que mundo você prefere?


Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER. 

Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.

Nossos agradecimentos a todos os alunos e professores pela colaboração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!